top of page

Academia Internacional de Cerâmica recebe Maria Cheung como membro

A artista será certificada durante congresso em Taiwan, em setembro deste ano

NEW TAIPEI CITY YINGGE CERAMICS MUSEUM

A ceramista Maria Cheung, radicada em Foz do Iguaçu, foi aceita como membro da Academia Internacional de Cerâmica (AIC). A brasileira teve seus trabalhos avaliados por uma comissão julgadora que a considerou apta a integrar a academia. O Brasil contava, até este ano, com apenas uma representante na AIC. Este ano, dois candidatados foram selecionados: um deles, Maria Cheung.


A apresentação da artista brasileira aos demais membros da academia, e a sua certificação, irão ocorrer durante o 48º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica que será realizado em New Taipei City-Taiwan, de 30 de setembro a 4 de outubro de 2018. O Congresso, que é bi-anual, reúne representantes de museus, organizações culturais, artistas, colecionadores, galeristas e curadores artísticos.


Este ano, o evento está sendo organizado pelo Yingge Ceramics Museum (YCM) e a Academia Internacional de Cerâmica (AIC) e conta com duas exposições. Maria Cheung participa de uma delas.



Criada em 1958 para representar os interesses dos ceramistas de todo o mundo, a Academia é vinculada a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A AIC tem sua sede oficial no Museo Ariana (Musée suisse de la céramique et du verre), em Genebra, Suiça.




O Congresso




O 48º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica traz como tema “Nova Orientalia: Funcionalidade, Espiritualidade, Diversidade”, e busca promover uma reflexão crítica sobre o que constitui a sensibilidade oriental. A exploração deste tema reflete o desenvolvimento cultural diversificado do Taipé Chinês. Embora a maioria da cultura chinesa de Taipei esteja enraizada em seus caracteres chineses, ela também é altamente exposta a culturas estrangeiras devido à sua complexa história. O encontro e a troca de várias culturas continuam a criar novos valores e culturas dentro da ilha. O Congresso se concentrará em redefinir e reexaminar o novo espírito oriental.


bottom of page